sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

ELVIS TRIUNFAL 15 ANOS DE SUCESSO ABSOLUTO



Entrevista com Marcelo Neves.


Você tinha comentado uma vez comigo no face que gostava muito do Iron Maiden e que vc é baixista. Quem surgiu primeiro na sua vida. Elvis ou Iron?

MARCELO: Meu primeiro ídolo foi Elvis pois nasci num lar onde meus pais eram fãs. Com 5 e 6 anos já adorava escutar Elvis e ver seus filmes e foi justamente quando Elvis fez sua passagem! Tinha certeza já naquela idade que Elvis faria parte da minha vida. Mesmo tendo Elvis como ídolo máximo, sempre estive aberto a escutar outros estilos musicais. Me recordo no final da década de 70 quando o Punk começo a surgir no Brasil, mas foi o Heavy Metal que me pegou no início dos anos 80. Tínhamos um vizinho mais velho chamado João que colecionava discos. Ele era bastante antenado com as novidade sobre Rock Pesado! Na sua coleção haviam discos importados e foi ali que escutei Iron Maiden pela primeira vez. Me lembro que ele colocou o álbum "Killers" do Iron Maiden e ali já fiquei impressionado. Esse João tinha um primo chamado Tony que era meu amigo de infância, mais tarde formaríamos nossa primeira banda. Escutávamos muito Deep Purple, Iron Maiden e Judas Priest. Quando Iron Maiden lançou "The Number of The Beast" em 1982 cai de cabeça no Metal. Em 1985 participei da minha primeira banda tocando contrabaixo e depois fui pra guitarra. Mas nunca abandonei Elvis Presley.


O que te levou a montar o site Elvis Triunfal?

MARCELO: Acho que a morte de Elvis me tocou muito, tinha apenas 6 anos e não tinha maturidade para absorver aquilo. Não comentava com ninguém, nem com meus pais, mas fiquei muito triste com a morte de Elvis. Era como se tivesse perdido um super-herói! Não encontrava crianças na minha idade que eram fãs de Elvis e me sentia um "ET". Com apenas 10 anos me correspondia com um fã clube do Rio de Janeiro chamado "Elvis Brazilian Friends", mas fiquei sem conhecer pessoalmente outros fãs da minha idade. Em 1985 participei de um evento sobre Elvis no SESC em São Paulo, era um evento sobre os 50 anos de Elvis! Foi a primeira vez que vi outros fãs, achei aquilo sensacional! O que me deixava muito frustrado ao longo dos anos foi curtir Elvis sozinho, eu achava aquilo inconcebível, Elvis era tão grande e não encontrava outros fãs no dia a dia. Conheci a S PEPS (São Paulo Elvis Presley Society) onde tive a oportunidade de participar de alguns eventos! Assim que acabei minha faculdade de Psicologia em 2000, comecei a preparar o site Elvis Triunfal, mas somente em 2002 o coloquei no ar. Minha ideia era mostrar para as pessoas o quanto Elvis era um artista fantástico, sempre tive medo das pessoas o esquecerem, por isso sempre estou motivando as pessoas a formarem seus grupos ou fazerem algo para Elvis. Quando vi o site do Elvis Kingdom da minha amiga Renate Presley em 1998 foi um divisor de águas pra mim, foi ali que nasceu a ideia de fazer um site!

Pelo que entendi, fundar o Fã Clube Elvis Triunfal foi decorrente das atividades do site Elvis Triunfal. Como foi a fundação do Fã Clube?

MARCELO: Primeiramente lancei o site numa hospedagem gratuita em 2002. Comecei a publicar a história de Elvis e as novidades do cenário Elvis! Apesar de colocar material todos os dias no site, queria ter contato com outros fãs! No ano seguinte lembrei que havia o fã clube Gang’Elvis em São Paulo que naquele momento não marcava muita presença na internet. Procurei a Gang 'Elvis para montarmos uma parceria de divulgação que durou de  2003 a metade de 2006. Neste período fazíamos as coberturas dos eventos da Gang e publicávamos no Elvis Triunfal, também os ajudava na organização de alguns eventos, foram 12 ao total. Depois me juntei a outro fã clube que existia em Guarulhos chamado Elvis Back, clube este fundado por Maristela Roman e Adam Roman! Entrei como baixista na banda do fã clube onde Adam era vocalista e partimo s pra estrada! O Adam era um excelente Web Designer e já fazia o site do Elvis Back, então o Elvis Triunfal não se fazia necessário. No final de 2006 resolvi caminhar com as próprias pernas e transformar o Elvis Triunfal em fã clube. Conheci Vivian Ondir que mais tarde se tornaria minha esposa , foi com ela que organizamos o primeiro evento do Elvis Triunfal em 2007. Escolhemos o Lar da Mamãe Clory para realizar os eventos, local que já havia trabalhado como voluntário. Nosso objetivo foi criar um fã clube totalmente voltado ao trabalho beneficente e motivar outras pessoas a divulgarem Elvis! Ao todo já fizemos 20 eventos oficiais do Elvis Triunfal com média entre 150 a 190 pessoas por Encontro!  Acho que conseguimos ótimos resultados até hoje!

Como é divulgar Elvis no Brasil?

MARCELO: Este ano completamos 15 anos de Portal Elvis Triunfal na internet, são 15 anos de atualizações quase diárias. Não cobramos mensalidade para participar do fã clube ou para anunciarmos eventos. O que nos motiva é o nosso amor a Elvis, pode parecer piegas, mas é exatamente isso. Desde o lançamento do site em 2002, já anunciamos 2170 eventos (eventos de outros fã clubes; exposições; shows de covers etc;), ou seja, há uma movimentação enorme de fãs no Brasil. Com o surgimento das redes sociais facilitou a divulgação não somente minha, mas de todos os outros fã clubes. São cerca de 44 fã clubes espalhados no Brasil que divulgam Elvis, acho esse número ótimo! Tenho contato com a maioria deles e ajudo a divulgar os eventos de outros fã clubes, pois pra mim o importante é Elvis ! Procuro divulgar Elvis em várias plataformas: Homepage; Youtube; Vimeo; Twitter; Facebook e Instagram. Em 2012 lançamos no Youtube/Vimeo a TV Elvis Triunfal mostrando entrevistas; coberturas e documentários sobre Elvis. Começamos de maneira bem amadora, com poucos recursos, mas hoje melhoramos bem nossas produções. Temos uma correspondente na Inglaterra chamada Priscila Schmidt que recentemente fez uma cobertura em Bad Nauheim na Alemanha. Aqui no Brasil temos o Rodolfo Schindler que faz análise da discografia e viaja com frequência para os Estados Unidos para fazer matérias especiais ao canal.

Como você vê a divulgação de Elvis no Brasil e no mundo?

Com o surgimento das redes sociais, das Web Radios dedicadas a Elvis, os canais do Youtube, acho que ajudaram muito a ampliar esse cenário! Em termos de divulgação de Elvis há duas formas na minha cabeça: A divulgação feita pelos fãs e a divulgação feita pela mídia. A divulgação dos fãs é sem dúvida a melhor. Há muito anos não fico esperando que a Mídia faça alguma coisa para o Elvis, geralmente quando fazem é algo muito estereotipado e superficial! Depois de 40 anos da passagem de Elvis a mídia raramente fala sobre ele com seriedade. Claro que existem exceções, mas a maioria são matérias sem profundidade. Prefiro acompanhar o que os fãs estão produzindo, hoje não precisamos da TV ou da Rádio, os próprios fãs criam suas “TVs” e R&a acute;dios” pela internet. Esse é um caminho sem volta, a TV está sendo obrigada a se adequar ao mundo da internet, ou será literalmente engolida um dia. Em relação a divulgação tanto lá fora como aqui, algumas coisas acho que atrapalham. Uma é o número de fotos “fakes” (Falsas) circulando pela internet, isso faz com que muita informação falsa comece a tomar “corpo” na rede. Outra é a noticia colocada com uma “verdade absoluta” sem uma base concreta. É muito comum as pessoas acreditarem na pessoa que está passando a mensagem, ao invés de se aterem somente aos fatos. Muitas “verdades” que foram sustentadas por anos estão caindo devido a facilidade em se conseguir informações. Mas ao mesmo tempo requer uma boa análise pra filtrar esse mar de informação que circula na inter net. De um modo geral, acho que os fã clubes e fãs estão procurando se aprofundar mais no legado de Elvis e muita coisa boa está surgindo no meio.

Acompanho sempre que o Elvis Triunfal faz bastante eventos beneficentes, fale um pouco sobre os eventos.

MARCELO: O fã clube firmou parceria com o Lar da Mamãe Clory, uma entidade sem fins lucrativos em São Bernardo do Campo que mantem um asilo, creche para crianças carentes e cursos para jovens! Entre 2007 a 2017 realizou 20 encontros que resultaram 76.533,16 reais que foram convertidos ao Lar da Mamãe Clory. A cobertura de todos os encontros pode ser acessada no seguinte endereço: www.elvistriunfal.com/evento/encontro.htm. Sempre passo os resultados destas reuniões não para inflar o próprio ego, mas para agradecer os fãs que nos ajudaram com este projeto, eles são os reais responsáveis por isso!

Quando acesso o site Elvis Triunfal fico feliz em ver que tem muitas novidades. Como é manter o ritmo de tantas postagens do universo Elvis?

MARCELO: Procuro passar novidades do cenário atual e fatos que ocorreram na época em que Elvis estava entre nós! Além do meu acervo, acabo recebendo doações de outros fãs. Essas doações de acervo nos ajudam a ampliar a divulgação de Elvis. Recentemente ganhamos um acervo jornalístico de Nilson Rego que gerenciou o grupo Pelvis entre 1973 a 1979 no Rio de Janeiro, São centenas e centenas de artigos de jornal das décadas de 60 e 70 e que estamos postando aos poucos no site e nas redes sociais. Para manter o ritmo é necessário disciplina, foco, dedicação e muito amor, esse é o combustível pra qualquer projeto na vida! Depois de tantos anos temos um público fiel que acompanha as atividades do Elvis Triunfal, isso é algo que me motiva, pois acabo formando novos amigos a cada dia! Postamos muita coisa, mas sempre esta mos atentos com a veracidade dos fatos e se estão dentro do que consideramos “ético”. Não defendemos somente o legado de Elvis, mas também os fãs de Elvis. Obrigado pela oportunidade em falar sobre o Elvis Triunfal, justamente no ano em que comemoramos 15 anos de atividades no Portal!

Você que é fã de Elvis precisa entrar em contato com o Elvis Triunfal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário