sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Elvis sings The Wonderful World of Christmas - 1971





Lado 1
O come, All Ye Faithful *
The first Noel*
On a Snowy Christmas Night*
Winter Wonderland
The Wonderful World of Christmas*
It Won´t Seem Like Christmas

Lado 2
I´ll Be Home on Christmas Day*
If I Get Home on Christmas Day*
Holly Leaves and Christmas Trees*
Merry Christmas Baby
Silver Bells*

* com The Imperials Quartet

Como é do conhecimento de todos, Elvis gostava do natal. Em sua homenagem, Graceland, o eterno palácio real, na época de natal recebe uma decoração especial com luzes, troca de cortinas, árvore de natal dentro... é indescritível, quando a gente vê as fotos a gente se sente lá.
O disco abre com O come, All Ye Faithful, que também é conhecida como Adeste Fideles ou Ó Vinde Adoremos. O disco foi gravado das sessões de 15 e 16 de maio no ano de 1971 no estúdio B da RCA. E se um dos objetivos era gravar o álbum natalino, Felton Jarvis não mediria esforços para motivar Elvis para isso. Foi colocada então uma árvore de natal com embrulhos de presentes, porém vazios, tudo para entrar no clima. E Elvis entrou no clima de natal: Levou presentes para todos no estúdio, braceletes de ouro com a inscrição Elvis 71´.  O disco é repleto de canções tradicionais natalinas, como a “First Noel”. Elvis está inspirado nas sessões que duraram dois dias. Porém Elvis era 8 ou 80. Na mesma medida em que se animava, um telefonema ou uma música que não gostasse o desanimava e o desconcentrava acabando por fim fazendo Elvis perder o interesse completamente. Assim foi com “Winter Wonderland”, que depois de algumas tomadas, Elvis acabou confessando que não gostava da canção, mas nada que comprometa sua belíssima interpretação. O lado 2 abre com “I´ll Be Home on Christmas Day” e na sequência “If I Get Home on Christmas Day”.
“Holly Leaves and Christmas Trees” música do (amigo) desde moleque Red West, aliás, esse é o momento em que Red volta a cena depois de sumir uns anos antes (magoado) por não ter sido convidado para o casamento de Elvis.
Na sequência o explosivo, descontraído e espontâneo blues “Merry Christmas Baby” bem clima de Jam session. Elvis gostava de trabalhar assim, quando se animava todo mundo embarcava junto.
O disco fecha com uma versão bem trabalhada de “Silver Bells”.
Elvis sings The Wonderful World of Christmas é um disco para colocar na noite de natal. Se algum parente vier com aquele maldito:  “Ah, lá vem ele com Elvis de novo...” não dê atenção. Finja que não ouviu, vai até o aparelho de som e aumenta o volume.

6 comentários:

  1. Opa, esse eu não conhecia, capa diferente em se tratando de Elvis por não ter foto dele. Já passei um natal ouvindo o Elvis' Christmas Album que eu tenho aqui em fita K7. O que eu mais ouço nessa época é Tony Bennett e Frank Sinatra, aliás, é uma tradição minha e de um primo meu ouvirmos o Tony no reveillon.

    Grande abraço, mano.

    ResponderExcluir
  2. Pois é bicho, foto dele tem. Agora te faço um desafio pra tu descobrir onde está. Em vez de onde está Wally, agora é onde está Elvis. Às vezes eu penso que o departamento de capa da RCA era um monte de preguiçoso. Infelizmente o Elvis tem muitas capas que são feias, ou não condizem com a grandiosidade da obra gravada. E você como um conhecedor nato de discos sabe que antes de tudo o disco é um produto que envolve capa (cartão de visita do disco, quantas vezes você já comprou ou deixou de comprar um disco pela capa), parte gráfica (encarte, letra, ficha técnica, fotos) e o disco (músicas, escolha da sequência das músicas, produção, mixagem) uma série de fatores.
    Eu nessa data eu não passo ouvindo muita coisa de natal, a única coisa que tenho aqui em vinil é com o Ray Conniff. Agora tenho esse disco aí acima. O Elvis Christmas Album eu tenho em cd. Na última semana ouvi umas canções de natal do Frank Sinatra, eu estava na rua, ouvi, gostei, cheguei em casa e procurei pra baixar.
    Abraço mano.

    ResponderExcluir
  3. HAuhauAHUAHuHAU, achei, ali disfarçado de Santa Claus, hauhau. Pois é, tem um outro Rei aí também que anda com umas capas descuidadas que só vendo...essa aí na verdade eu até curti, é um disco especial e tem a ver com o tema.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pois é mano, pra tu ver, RCA (caprichava) né? O outro rei também tá descuidado com capa tbm.
    Abraço mano.

    ResponderExcluir
  5. Olá Baratta!
    Eu gosto desse disco de Elvis. Não tenho em vinil e nem Cd, mas tenho aqui baixado.
    Um forte abraço :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone. Aqui vai uma falha minha que confesso, cd baixado eu tenho todos do Elvis, mas confesso que nunca parei pra ouvir inteiro, só fazendo o cd físico. Mas esse ano ganhei de um amigo esse vinil aí.
    Beijo Baratta

    ResponderExcluir