domingo, 15 de dezembro de 2013

Speedway (Trilha Sonora) 1968



Speedway foi o último álbum trilha Sonora lançado por Elvis Presley, ele chegou as lojas  em junho de 1968, atingiu a posição de número 82 no TOP 200 da Billboard, uma das piores colocações de um álbum oficial dele, e na época vendeu menos de 200.000 cópias ou seja comercialmente foi um fracasso. Apesar de tudo a trilha tem bons momentos, uma vez mais temos Elvis em um papel repetitivo, um piloto da categoria NASCAR desta vez, com problemas com o fisco americano. Destaque são as presenças de Nancy Sintara, que canta um dueto com ele e uma canção individual no disco, fato único na carreira de Elvis, e Bill Bixby que já atuara com ele no anterior Clambake.
O disco começa com a canção tema Speedway(Glazer/Schalks), é uma típica canção de Hollywood, uma letra presa ao roteiro do filme, com menções as sensações de um piloto típico de um filme do rei, apesar deste fato é uma canção animada e com um bom ritmo, gravada em junho de 1967, na United Records em Hollywood
There Ain’t Nothing Like A Song(Byers/Johnston), este é um belo rock, utilizado na bela cena final, em termos plásticos, e gravada em dueto entre Elvis e Nancy, ficou um belo resultado uma letra otimista da o tom, da canção um acelerado momento sem dúvidas!!! Também gravada em junho de 1967 em Hollywood, United Records.  
Your Time Hasn’t Come Yet Baby(Hisrchhorn/Kascha), esta tem uma letra atada ao roteiro, com um clima infantil, não chega a incomodar, como Confidence de Clambake por exemplo,  mas também não empolga o suficiente, típica canção hollywoodiana, foi lançada em single com Let Yourself Go e chegou ao numero 72 da billboard. 
Who Are You(Who Am I?) (Wayne/Weisman) esta é um belo flerte com a bossa nova, tem um clima bem interessante com um belo arranjo de violões e sax, e uma letra muito bonita e romântica com certeza uma das melhores da trilha.  
He’s Your Uncle Not Your Dad(Wayne /Weisman) bem aqui esta o que considero a pior canção dele de todos os tempos, com certeza os filmes de Elvis sempre traziam em sua trilha uma canção ruim e constrangedora, e esta é a campeãs nesta abordagem, além da cena bizarra e deprimente, não tem muito o que falar ouça e assita e tire suas conclusões sobre esta obra prima trash. 
Let Yourself Go (Byers), felizmente aqui temos um momento incrível, a canção mais exy que ele gravou, a cena em que é cantada é uma das mais legais dele no cinema, e a canção é ótima com um bom arranjo bem rock and roll, definitivamente esta vale todo o disco, lançada em single chegou ao numero 71 da billboard. 
Five Sleepy Heads(Tepper/Bennet), mais uma canção infantil, que não foi usada no filme, mas apesar de tudo não incomoda, não creditado o uso de Acalanto de Brahms, como música incidental. 
Western Union(Tepper/Bennet), aqui temos a primeira canção bônus do álbum, estas canções eram canções gravadas por Elvis que não tinham relação com o filme e vinham como “brinde”, bem esta apesar de muito boa,tem um belo duelo vocal entre Elvis e os Jordanaires, e um ótimo arranjo de guitarras e afins,  aqui esta bem fora de contexto, uma vez que foi gravada em maio de 1963 em Nashville. 
Mine(Tepper/Bennet), outra bela canção totalmente fora de contexto, gravada em Nashville em setembro de 1967, uma bela balada romântica com arranjo simples mas um bela interpretação por parte do Rei.  
Going Home(Byers), esta é incrível gravada em janeiro de 1968, em Nashville quase foi usada na abertura de outro filme, Stay Away Joe, mas perdeu a batalha para Stay Away, certamente é uma bela canção com uma boa letra e um bom ritmo flertando com a country music, bom momento. 
Suppose(Dee/Goehring), esta tem uma bela história ela foi conhecida por Elvis nas demos de Easy Come Easy Go, filme de 1966, ele não quis gravar ela naquela sessão levou ela para casa e gravou uma versão caseira ainda em 1966 em graceland. Esta gravação sofreu overdubs por parte de Felton Jarvis  em Nashville em março de 1967 esta versão só sairia em 1993 no Box From Nashville To Memphis, quando das sessões de Speedway Elvis finalmente a gravou, em duas versões a longa onde ele repete duas vezes o mesmo inetrlúdio, e a mais curta onde o interlúdio aparece apenas uma vez esta ultima foi a escolhida para o lançamento do disco. É uma bela canção com um belo arranjo de piano, e apesar da letra muito triste é sempre muito boa de se ouvir, não aprece no filme e a exemplo de toda a trilha foi gravada em junho de 1967 em Hollywood na United Records. 
Your Groovy Self(Lee Hazelwood), esta é a canção que foi gravada por Nancy Sinatra, bem ela segue o típico arranjo das canções dela com Lee Hazelwood, os dois já tinham uma parceria de sucesso especialmente pelo hit These Boots Are Made For Walkin, em 1966, na época com certeza a aparição dela da Nancy Sinatra,  no disco foi para tentar dar um up nas vendas do rei que andavam em declínio crescente mas o resultado apesar de bem legal musicalmente falando, não salvou o disco do naufrágio comercial.
Como de costume temos um Elvis em Hollywood, boas canções em meio a canções fracas, Speedway foi a última trilha gravada por ele que ainda visava um álbum para lançamento, com o fracasso desta as trilhas mostraram que seu tempo de sucesso havia acabado e que o rei precisava urgente se renovar. De qualquer forma é sempre muito bom entrar em contato com a obra de Presley, e aqui temos um momento interessante de transição na carreira dele que vale a pena ser conferido de perto!!
Texto de Daniel Tessari

4 comentários:

  1. Ótimo texto Daniel!
    Baratta, o blog tá show ;)

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. valeu Simone, Daniel grande texto mano.

    ResponderExcluir
  3. Estava sentindo falta das revisões de CDs, gosto de ler e de fazer. Parabéns, bom trabalho.

    Delcidério.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e comentário Delcidério. Estamos preparando mais revisões dos discos.

    ResponderExcluir