terça-feira, 4 de julho de 2017

Elvis By Request Specially For Brazil




É um disco bem bacana e exclusivamente brasileiro. O disco é de 1979 e, segundo o texto de letras miúdas da contra capa (que eu até queria transcrever, mas a vista já não ajuda, só com lupa, rs), diz que a seleção de músicas foi uma iniciativa do Fan Club Elvis Playhouse, de (Caçador, Santa Catarina), de fazer uma pesquisa das músicas que espelhasse a preferência dos seus fãs. Foi então feita uma pesquisa com os “principais fans clubes” no Brasil naquela época. Dentre eles o Elvis Playhouse (já mencionado), Grupo The Pelvis (Rio de Janeiro), Sunrise Of Rock (São José dos Campos em São Paulo), Forever King, Forever Elvis, (Minas Gerais), Ceará Gang e Gang Elvis Curitiba (Paraná). Cada membro enviou três músicas como sugestão. Creio que as mais votadas entraram para a seleção desse disco. Ao lado do título de cada música vem a data de lançamento da gravação original. O texto termina com a frase entre parênteses (Imaginem o “ouriço” que este LP irá causar em todos os colecionadores de Elvis no mundo inteiro pois, lembrem-se, trata-se de um disco feito por/para brasileiros). A ficha técnica é completada dizendo que algumas das canções desse disco fizeram parte de alguns dos filmes estrelados por Elvis. No texto também há a relação completa dos filmes e suas respectivas datas de lançamento. Também está relacionado no fim da Ficha Técnica os fan clubs participantes da pesquisa e elaboração da seleção musical.

Lado A

  1. Viva Las Vegas (Abril, 1694)
  2. It´s Now Or Never (Julho, 1960)
  3. No More (Outubro, 1961)
  4. Sylvia (Março, 1972)
  5. Sentimental Me (Junho, 1961)
  6. What A Wonderful Life (Março, 1962)
  7. Tell Me Why (Janeiro, 1966)

Lado B

  1. Girls! Girls! Girls! (Novembro, 1962)
  2. Come What May (Junho, 1966)
  3. It Hurts Me (Outubro, 1963)
  4. I Need You So (Julho, 1957)
  5. America (Novembro, 1977)
  6. The Wonder Of You (Maio, 1970)
  7. Memphis, Tennessee (Julho, 1965)


O disco tem uma seleção excelente, mas não compreendo ficarem de fora músicas como “Blue Suede Shoes”, “Jailhouse Rock”, “Hound Dog” e “Love Me Tender”. Um pouco acima comentamos de algo escrito no texto sobre o “ouriço” que esse disco iria causar nos colecionadores de Elvis no mundo inteiro. Mas creio que também um “ouriço” maior foi causado, em virtude da informação ao lado da canção America, lançada em Novembro de 1977. Quem leu o texto na contra capa, deve ter se perguntado: Mas, como???!!! Pois Elvis havia falecido em Agosto de 1977. Muita gente deve ter lido “data de lançamento” e entendeu “data de gravação”. Por pouco ela não entrou para o disco "Moody Blue", mas a versão dessa canção é de 1975 e foi gravada da mesa de som para uma fita cassete. A canção foi lançada em Novembro de 1977 em um compacto, o primeiro compacto póstumo de Elvis.

Esse disco na minha vida teve uma importância enorme. Em casa lembro que tinham três discos do Elvis. Today , de 1975 (que já falei sobre ele aqui no blog), Welcome To My World, de 1977 (que será tema de uma próxima postagem) e o By Request Specially For Brazil. Não faço ideia de quem foi a iniciativa de comprar esses três discos, pois nem papai nem mamãe eram fãs assim do Elvis (no máximo gostavam de algumas músicas), mas desses discos eu lembro desde pequeno. Perdi esses discos uma vez que ladrões entraram em casa e levei anos para achá-los e comprar novamente. O primeiro que eu consegui de novo foi o By Request. Eu trabalhava nas imediações da avenida Paulista nos anos 90 (ano em que todo mundo só falava em CD e o vinil começava a perder força) e um dia entrei na loja do Tangerino, famoso por suas feiras do vinil hoje em dia. Contei para ele a história e ele me aconselhou a ter calma pois eu reencontraria o Today e o Welcome To My World também. O Today reencontrei em um sebo na Mooca anos depois e o Welcome To My World encontrei justamente na feira do Tangerino. São importantes pra mim esses discos porque foi com eles que conheci Elvis Presley.  Existe ainda um By Request Specially For Brazil de 1981, que eu não tenho, mas ainda vou na caça para falar sobre ele aqui no blog.

3 comentários:

  1. Oi Baratta.Também tenho este disco. Foi o meu quinto álbum do Rei. O primeiro,como disse,foi o "40 Greatest Hits", depois o "Disco de Ouro", "As Recordet At Madison Square Garden", "Almost In Love" e "By Request", nesta sequência. Depois ainda adquiri o "Elvis By Request Vol. 2, "Elvis - 20Hits", "Elvis 50th Anniversary", "Elvis 10 Anos de Saudades" e "The Best Of Elvis" (álbum duplo). Mais tarde, quando já trabalhava e tinha o meu dinheiro, entrei em uma loja e comprei um lote de 20 discos do Elvis, a maioria álbuns dos anos 70. Depois ainda comprei os 3 volumes de "Essential Elvis", "Elvis Country", "Reconsider Baby" e "Elvis, Scotty & Bill - The First Hits". Depois, nos 90, comprei ainda vários cd's. Mas minha maior coleção é virtual, no meu computador, em MP3. Tenho quase mil álbuns do Elvis, entre a discografia completa e incontáveis coletâneas. Quanto aos hits que você citou, que foram deixados de fora, acho que foi porque, neste álbum, preferiram incluir músicas diferentes, mais raras, o que foi muito bom, pois naquele tempo era difícil ter acesso a essas músicas. Este álbum foi um grande lançamento, pois estava repleto de hits inéditos. Um dos melhores discos daquela época. Um abraço, parceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este disco foi um marco na discografia brasileira do Elvis. A propósito Jorge, vc disse que sua maior coleção é virtual, então vc não pode deixar de conhecer o forum EPFANELVIS INTERNATIONAL FORUM no endereço http://epfanelvis.livreforum.com/ entra lá se cadastra que tem muito material bacana pra baixar. Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pela dica. Vou tentar me cadastrar.

      Excluir