segunda-feira, 28 de agosto de 2017

On Stage - February 1970






Lado 1
  1. C.C. Rider
  2. Release Me (And Let Me Love Again)
  3. Sweet Caroline
  4. Runaway
  5. The Wonder Of You

Lado 2
  1. Polk Salad Annie
  2. Yesterday
  3. Proud Mary
  4. Walk A Mile In My Shoes
  5. Let It Be Me (Je t´appartiens)

Esse disco apareceu pra mim quando eu andava pela lendária Galeria do Rock em São Paulo com um amigo. Lembro como se fosse hoje de estar na loja Túnel do Tempo onde o Sr. Daniel nos atendendo super bem me disse: Ah, esse disco, só o solo do James Burton em Runaway já paga o disco. Isso foi depois de 1991 quando comecei com minhas incursões até a galeria. Nessa época não havia internet e o único material que eu tinha à mão era uma revista chamada Elvis Documento Histórico de 1985, que depois foi relançada anos depois com outra capa. Nas páginas da revista não havia uma cronologia detalhando um pouco os lançamentos em discos. Nas últimas páginas tinham relacionadas a discografia, filmografia e especiais de TV. Mas informações sobre os discos mesmo não havia.
Esse disco foi o primeiro registro ao vivo de Elvis na década de 70 a década em que Elvis fez mais shows do que qualquer outro artista ou banda. E os lançamentos ao vivo eram uma boa alternativa para o Coronel cumprir a agenda de 3 discos por ano. As sessões de gravação foram nos shows de 15 a 19 de Fevereiro de 1970 no International Hotel em Las Vegas. O disco foi chamado de On Stage, February Para quem está acostumado com discos como o Madison Square Garden de 72, Aloha de 1973, o disco de Memphis de 1974, todos registros ao vivo e com a TCB Band conforme conhecemos. Mas, no On Stage a bateria é do Bob Lanning (exceto em Runaway) e Bob Morris e sua orquestra. Nós como fãs incondicionais da bateria de Ronnie Tutt, temos que reconhecer que o Bob Lanning tem uma “pegada” excelente. O disco já abre com a tijolada no peito que é a C.C. Rider. Essa versão em especial ficou com uma energia tão viva que eu paro para analisar o seguinte: a primeira faixa, do primeiro disco ao vivo da década de 1970, não poderia ser outra senão essa, nessa versão. A canção tem autoria desconhecida e foi gravada pela primeira vez em 1924. Essa canção acompanharia Elvis até sua última turnê. Release Me (And Let Me Love Again) é outra que mostra como Elvis e banda estavam super entrosados para essa temporada. Elvis recém-chegado de tantos e tantos anos em Hollywood, após um especial memorável pela NBC, tinha assumido o compromisso de voltar aos palcos em 1969 e nesse disco a gente pode entender e compreender o passo a passo de todo esse caminho. “Sweet Caroline” de Neil Diamond foi escrita para Caroline Kennedy, filha de JFK. “Runaway” é a única música das sessões de Agosto do ano anterior, 1969. Essa conta com mestre Ronnie Tutt na bateria. “The Wonder Of You” foi lançada em compacto. Fez um sucessão no Brasil. “Polk Salad Annie” é o ponto alto do disco, embora eu ache as versões do filme de ensaio no palco do International Hotel e do show infinitamente melhores. “Yesterday” dos Beatles tem um arranjo legal também. É a primeira música dos Beatles em um disco do Elvis. Curiosamente, em 10 de abril daquele mesmo ano Paul McCartney estampava a capa do Daily Mirror com a manchete “Paul Quits The Beatles”, embora a banda tivesse se separado alguns meses antes. “Proud Mary” e “Walk Mille In My Shoes” junto com as músicas desse disco era a nova abordagem de repertório nos shows de Elvis. Quando estava pra voltar aos palcos em 1969, o repertório foi cuidadosamente elaborado para o público de Vegas. O disco fecha com a (beautiful song) francesa versionada para o inglês, que já tinha sido gravada (e conhecida por muitos pelos Everly Brothers), mas também por Brenda Lee, Peter and Gordon, Nancy Sinatra, Sam & Dave, Tom Jones, Sweet Inspirations, entre tantos outros.
As capas são um espetáculo a parte. O disco sai como On Stage – February 1970 lá fora. Aqui no Brasil (tinha que ser né?) sai em 1970 um On Stage e ELVIS em letras enormes do lado esquerdo da capa, provavelmente porque a gravadora achou que seria difícil (orra) o consumidor distinguir que aquele era um disco do Elvis Presley. Apesar da capa ser diferente no Brasil, a mesma foto da contra capa foi mantida. Em 1986 aqui saiu uma reedição como On Stage February, 1970, porém com outra foto na contra capa. 

capa do americano


 
capa do brasuca

contra capa do americano

contra capa do brasuca de 1986

contra capa do brasuca de 1970

Nenhum comentário:

Postar um comentário