segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Elvis 50th Anniversary



Esta é uma coletânea interessante lançada por aqui em 1985, ano em que Elvis “faria” 50 anos, ela foi selecionada por José Roberto Verta, e Marcelo Costa, na época trazia 4 gravações inéditas por aqui, que serão reveladas assim que a análise faixa a faixa do disco se iniciar, antes porém quero falar um pouco sobre este LP pois ele tem tudo a ver com o inicio da minha paixão pela música de Elvis Presley.
Em agosto de 1991 eu completei 11 anos no dia 9 daquele mês, na época já sabia que o Elvis existia,  conhecia Jailhouse Rock pois esta foi a primeira dele  que gostei foi em 1987, na trilha da novela Bambolê da Rede Globo, ela era tema e eu amei pela primeira vez uma canção do rei, ouvia ela no disco que meu pai comprou com a trilha da novela, mas ali era só ouvir, Jailhouse Rock e nada mais. Voltando a agosto de 1991, uma semana depois do meu aniversário lembro que era dia 17 um sábado eu queria assistir Chaves no SBT, estava frio, minha mãe me proibiu de sair tive que ficar em casa e liguei a TV para ver Chaves mas naquele sábado Chaves começaria mais tarde afinal ia passar o reprise de Elvis e Eu, completo, pensei na hora “que chato”, mas comecei a ver e comecei a prestar atenção, fui vendo vendo e quando vi estava assistindo tudo aquilo, e no final com Always on My Mind fiquei pasmo, imagens do enterro dele tudo aquilo mexeu com a minha cabeça, a noite disse ao meu Pai :” Pai hoje  vi um programa sobre aquele cantor que você Gosta o Elvis Presley, ele parecia ser legal, meu Pai disse sim ele era demais”, e a vida seguiu na terça feira seguinte acordei como de costume as 7 da manhã para ir a escola, mas eu tinha uma musica na cabeça, que não saía, fui a escola e ela estava lá não saia pensei, que música é esta? Sei que é do Elvis, mas qual é?? Cheguei em casa super curioso e ansioso para ir ver nos discos do meu Pai que música era aquela, meu pai na época tinha 3 itens do Elvis o K7 Girls!Girls!Girls!, e os Lp’s Disco de Ouro e 40 greatest hits, comecei a busca pelo disco de ouro, já no que terminei a lição de casa da escola rs, e nada, e comecei o 40 greastest hits e nada até que no lado 4 descubro finalmente que música era aquela que não saía da minha cabeça era Return To Sender, me detive nela ouvi 3 vezes lembrei que ela também estava no k7 que meu pai ia escutando quando íamos até Piraquara visitar minha avó, resolvi avançar nas faixas e quando cheguei em “Suspicous Minds”, deve confessar que tudo mudou, levei um choque lembro como se fosse hoje a primeira vez em que ouvi ela as sensações que tive cara foi incrível soube naquele segundo que minha vida não seria mais a mesma dali em diante. Ali começou tudo, isto foi em agosto de 1991, passei o próximo mês ouvindo tudo que meu pai tinha e todo dia ouvia Elvis Presley a jornada começou, no final de Setembro dia 28 mais precisamente fomos ao Carrefour Pinhais cidade vizinha aqui de Curitiba, e chegando lá fomos à sessão de brinquedos e tinha um furgão vermelho alucinante, ele foi para o carrinho de compras, mas sem querer cheguei, a seção de lp’s e fiquei bobo tinha um monte de coisa do Elvis, e eu comecei a rondar aquilo ali, e pensar, cara eu quero isto demais, fui até meu Pai e disse: pai quero um LP do Elvis, meu pai, olhou meio estranhando, mas disse tudo bem , só que você  vai ter que deixar o furgão...
Não pensei duas vezes abandonei o brinquedo ali mesmo e me abracei com o 50 th Anniversary tinha vários, mas este me chamou mais a atenção, pela capa uma imagem que nunca tinha visto dele, e foi assim meu primeiro LP do rei de minha escolha estava comprado, dali em diante dia das crianças, era disco do Elvis, passei de ano mais um disco do Elvis, natal, disco do Elvis , tudo era motivo para ter um disco novo do Elvis na coleção.
Chegando em casa fui ouvir a beleza, bem o disco tinha faixas que eu não conhecia, aliás várias,  vou comentar faixa a faixa, para tudo se contextualizar de uma forma mais clara.

Lado A:
01-   Blue Suede Shoes: esta eu já conhecia.
02-   Love me tender: também já conhecia.
03-   Jailhoue Rock: já conhecia também.
04-   King Creole: já conhecia também.
05-   Tutti Frutti: também já conhecia.
06-   Bay I Don’t Care: esta eu não conhecia e fiquei louco quando ouvi, pensei, caramba que legal esta logo já seria uma das favoritas.
07-   Blue Moon Of Kentucky: Primeira inédita do disco aqui no Brasil. Na época ouvi e imaginei um Elvis bem caipira cantando ela, achei ela engraçada e sempre ouvia me sentia alegre ouvindo ela.
08-   Are You Lonesome Tonight: segunda, inédita por aqui, esta é a famosa versão em que ele ri sem parar, ouvia ela e ria junto, comecei a perceber que ouvir Elvis Presley seria algo incrível, pensei:  o cara ria no meio da música que legal”, ouvia sempre esta.
Lado B:
01-   Bridge Over Troubled Water: esta me pegou pela primeira ouvida linda, ouvi e já me apaixonei de cara.
02-   Suspicious Minds: perfeita sem palavras já era apaixonado por ela.
03-   Burning Love: esta me conquistou de cara também um rock poderoso, lembro que pensei de que ano é ela será???  Parecia anos 50, mas pensei esta com estas no lado B, acho que é mais do anos 70... fiquei um tempo obcecado para descobrir de que ano ela era rs.
04-   My Way: esta também me fascinou achei o violino perfeito.
05-   Sweet Caroline: outra que me pegou de primeira, sem palavras ouvia direto.
06-   Sylvia: esta gostei, mas nem tanto rs.
07-   Separate Ways: gostei apesar de achar ela triste demais, esta era a terceira inédita no Brasil.
08-   Suppose:Esta era minha favorita no disco, me apaixonei de cara, ainda mais que dizia que o piano era dele, não parava de ouvir de jeito nenhum esta se tornou minha favorita no disco desde sempre, e uma das minhas favoritas dele para sempre.
Pois bem, estas são as lembranças que tenho daquele primeiro LP. Hoje  a coleção está enorme mas ele está aqui comigo bem guardado, na época cometi o erro imperdoável de escrever meu nome e do meu irmão na capa e a data mas fazer o que tinha 11 anos, até que cuidei bem dele, toca até hoje sem riscos,  tenho muito carinho por este disco foi com ele que iniciei minha coleção, e portanto sempre terá um lugar especial no meu coração, afinal quem é fã sabe o quanto é valioso um objeto como este.
Texto Daniel Tessari

3 comentários:

  1. Grande texto Daniel. Esse disco eu fiquei conhecendo como "o disco que o Elvis racha o bico" por um outro amigo meu contando de um outro amigo nosso que tinha o disco. Até onde eu sei eu já conhecia alguns dos sucessos, até Sylvia. Agora "Are You Lonesome Tonight" é realmente a cereja do bolo. A gente que está acostumado com o padrão de gravações, mesmo ao vivo, gravações bem acabadas, tudo certinho, essa faixa desse disco realmente entrou para a nossa história. Talvez a gente tenha pensado naquela época. Hum, Elvis rindo desse jeito, será que existem mais gravações assim?
    Abraço do Baratta

    ResponderExcluir
  2. Este é um álbum incrível. Um dos meus preferidos e com bons motivos pra isso. Pra começar, a beleza da capa, estampando uma pintura linda do Rei. A seleção do Marcelo Costa, da SPEPS , estava perfeita. A versão cômica de “Are You Lonesome Tonight?” é demais, a risada de Elvis contagia e faz a gente rir junto com ele até o fim. Essa risada tornou-se um “plus” na canção. Sem contar a versão lenta de “Blue Moon of Kentucky”, “Separete Ways”, linda demais, que eu só tinha ouvido no especial “Elvis On Tour” e “Suppose” que, segundo consta, havia sido gravada com Elvis tocando em seu próprio piano, em Graceland. Uma raridade. Este álbum também me traz uma lembrança bacana dos meus 18 anos, pois quando foi lançado em 1985, eu estava no Rio de Janeiro, para o serviço militar e me lembro que sempre que eu ia para casa, passava em frente à uma loja, na av. Teixeira de Castro, no bairro de Bonsucesso e via esse disco lá. Eu parava e ficava olhando, admirando-o. A vendedora da loja certa vez me disse: “- Vai levar hoje?” O que eu mais queria era entrar e comprar correndo, mas naquele tempo o dinheiro não dava para tudo que eu queria. Acabei comprando-o somente alguns anos depois, em uma loja na rodoviária de Curitiba, junto com um lote de uns 20 discos de Elvis que eu já vinha “namorando” há muito tempo. Mas esta é uma outra história. Obrigado parceiro, por mais este momento de nostalgia. Este está se tornando um dos meus cantinhos preferidos no "mundo Elvis". Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário Jorge. Esse disco eu fui conhecer por volta de 1989. Até 88 eu só conhecia o Today, Welcome To My World e o By Request vol 1. Acho que em 88 ou 89 eu fui conhecer o That´s The Way It Is talvez o Good Rockin Tonight... a lembrança falha pois eu estava com 14 ou 15 anos naquela época. Mas esse mesmo foi através de um amigo. Demorei anos pra ter. Peguei o meu uns anos atrás. Esse texto aqui do blog foi o amigo Daniel Tessari que fez em 2013. Aliás, Jorge preciso do seu email pra falar com você, deixei uma Mensagem Privada lá no Fórum com o meu whats app. Um abraço, irmão.

      Excluir