Elvis gravou "Return To
Sender", na primavera de 1962, para o filme "Girls! Girls!
Girls!".
Foi escrita pelo compositor Otis Blackwell,
que tinha escrito antes os clássicos de Presley, "Don‟t Be Cruel" e "All Shook Up". Elvis
também gravou outras composições de Blackwell incluindo "Paralysed",
"Fever", "Make Me Know It" e "Easy Question". Num
documentário de 1971, Blackwell descreveu como surgiu o título da canção.
"Eu tento arranjar títulos que nunca tenha ouvido antes”, disse
ele. “Normalmente, primeiro tento arranjar o título e depois escrever
uma história em torno dela. Eu estava sentado e me lembrei de vários títulos e
aquele me pareceu ser o melhor”.
Numa entrevista em 1991, publicada na revista
“Elvis: The Man And His Music”, Blackwell explicou como a canção foi escrita e
como chegou a Elvis. Segundo Blackwell, o Coronel Parker, que era
frequentamente acusado de não deixar chegar a Elvis um material bom para
gravação, foi o responsável por colocar "Return To Sender"
nas mãos de Elvis.
“A primeira
canção que Winfield Scott e eu escrevemos para Elvis Presley, foi 'Return To
Sender'... Nos mostraram o filme e nesse filme nos deram vários títulos para
compôr. E só houve um título dos que escrevemos que chegou ao filme –
'We're Comin' In Loaded'. Também escrevemos 'Return To
Sender', mas esse não era um dos títulos. O Coronel Parker foi a New York e me
disseram para ir ao encontro dele.
Ele me disse que Elvis ia fazer um filme, e que
precisava de uma música e me perguntou se eu tinha alguma. Eu disse que as duas
únicas canções que tinha eram 'We‟re Coming In Loaded' – que tínhamos escrito
para o filme – e outra que ainda não tinha um título definido. Ele disse:
'Bem, de qualquer forma você tem, e Elvis vai gostar de
ouvir, por gostar do seu material'. Então eu respondi: - 'Vou mostrar a
Elvis... Acho que ele deve ouvir. E se houver alguma forma dela entrar no
filme, isso é muito bom'. Eu coloquei o nome de 'Return To Sender' e ele
respondeu: 'Não se preocupe. Ela vai entrar
no filme. Posso te garantir porque é uma ótima canção'. Pouco
depois, ela estava na trilha sonora. Não me lembro em qual filme entrou."
Claro que esse filme foi “Girls! Girls! Girls”, de
1962. Nele, Elvis canta 'Return To Sender' numa cena num clube noturno.
Hoje em dia parece um pouco estranho ver Elvis dançar twist enquanto cantava a
música que se tornaria um dos seus maiores sucessos. O twist, claro, era uma
dança popular no início dos anos sessenta, por isso, era normal que Elvis o
integrasse aos seus movimentos em algumas das atuações em “Girls! Girls!
Girls!”. Os Jordanaires tiveram destaque em 'Return To Sender'. Elvis a
gravou no dia 27 de março de 1962, nos estúdios da Radio Recorders, em
Hollywood. Os músicos de Presley, Scotty Moore, D.J. Fontana e Dudley Brooks
estavam presente no estúdio para os arranjos das canções da trilha sonora de
“Girls! Girls! Girls!”. O saxofone de Boots Randolph deu um toque de abertura
memorável em 'Return To Sender'.
O apoio vocal extensivo dos Jordanaires teve ênfase
na mistura final da gravação. De fato, há alguma ironia, por Coronel Parker ter
levado 'Return To Sende'r a Elvis. Parker sempre reclamava que as vozes dos
Jordanaires ficavam altas demais nos discos da RCA e insistiu que ficassem
afastados para a voz de Elvis ficar em destaque. No entanto, em 'Return
To Sender', a parte dos Jordanaires é tão forte que, no mínimo, suprimem a voz
de Elvis e em algumas alturas, chegam mesmo a superá-lo.
A canção ficou 16 semanas no Hot 100 da Billboard.
Entrou no top número 68 no dia 20 de outubro de 1962. Duas semanas mais tarde
'Return To Sender' chegava ao top 10, onde ficou durante 10 semanas. No
entanto, nunca chegou ao Número 1. No dia 17 de novembro fixou-se no segundo
lugar, onde permaneceu durante 5 semanas. O disco de Presley foi lançado na
mesma época de 'Big Girls Don‟t Cry' dos 'The Four Seasons', um sucesso que manteve 'Return To
Sender' afastado do topo da tabela nessas cinco semanas. Mas Elvis conseguiu
chegar ao Número 1, durante uma semana, no Top 100 de Singles da
revista Cashbox. No entanto, como o Hot 100 era muito usado na indústria
musical, normalmente 'Return To Sender' não está incluída na longa lista de
discos de Presley que chegaram ao primeiro lugar. Elvis foi o pai dos tops
entre 1956 e 1962.
Elvis, estourou com o sucesso de 'Return To
Sender', em 1962, e parecia que ele estava no auge de sua carreira. O disco era
o 24º. single da RCA, desde 'Heartbreak Hotel', em 1956. Ambos sucessos destes
dois singles tinham chegado ao Top/Hot 100 da Billboard. Pelo menos um dos 24
singles chegaram ao top 5 da tabela. Treze chegaram ao Número 1 e
'ReturnTo Sender' quase conseguiu ser o 14º. Número 1.
Depois de 'Return To Sender' sair do Hot 100 em
fevereiro de 1963, o desempenho de Elvis nos tops começou a deteriorar-se. O
seu single seguinte, 'One Broken Heart For Sale', chegou ao número 11,
tornando-se o primeiro single de Presley na RCA a não chegar ao top 10. Depois
vieram os lançamentos sem éxito em 1964 –
"Kissin' Cousins", "Kiss Me Quick", "Viva Las
Vegas", "Such A Night" e "Ain‟t That Lovin' You Baby". Claro que o domínio das tabelas americanas
pelos Beatles, em 1964, também teve a ver com o declínio de Elvis, mas um fator
igualmente danificante foi o abandono de alguns dos compositores de elite
de Elvis. Por exemplo, Aaron Schroeder, compositor dos discos Número 1de
Presley 'A Big Hunk O‟ Love', 'Stuck On You' e 'It‟s Now Or Never', deixou de compor para Elvis depois
de uma disputa sobre os direitos de autor de 'Good Luck Charm' em 1962. E pouco
depois de 'Return To Sender', as composições de Otis Blackwell iriam
deixar de atravessar no caminho de Elvis. O resultado foi um desfile sombrio de
covers, temas rejeitados pela RCA e canções de bandas sonoras, lançados em
singles de Presley durante a meia dúzia de anos seguinte. Basta dizer “Return
To Sender” e as pessoas pensam “Elvis Presley”... Então, 'Return To
Sender' foi o último de uma lista sem precedentes de 24 sucessos do Hot
100 consecutivos de Elvis Presley. Depois da morte dele, ainda existe duas
expressões que, quando são ouvidas, fazem as pessoas lembrarem imediatamente de
Elvis Presley: 'All Shook Up' e 'Return To Sender'. No ano em que
Elvis teria feito 58 anos, no dia 8 de janeiro de 1993, os serviços postais
americanos editaram um selo comemorativo com a sua imagem.
Segundo a Wikipedia, “muitos colecionadores
enviaram envelopes, com o selo de Elvis, para moradas fictícias na
esperança de receber as cartas de volta não só com o carimbo do dia do lançamento,
como também com a marca ‘return to sender’”.
Composição: Oti Blackwell /
Winfield Scott
Gravada em: 27 de março de 1962
LETRA:
I gave a letter to the
postman,
he put it his sack.
Bright in early next
morning,
he brought my letter back.
She wrote upon it:
Return to sender, address
unknown.
No such number, no such
zone.
We had a quarrel, a lover's
spat
rite I'm sorry but my
letter keeps coming back
So then I dropped it in the
mailbox
And sent it special D.
Bright in early next morning
it came right back to me.
She wrote upon it:
Return to sender, address
unknown.
No such number, no such
zone.
This time I'm gonna take it
myself
and put it right in her
hand.
And if it comes back the
very next da
then I'll understand the
writing on i
Return to sender, address
unknown
No such person, no such
zone.
Return to sender...
Return to sender...
Crítica:
- Stephen Harper (USA): "Esta canção foi
gravada em 1962 para o 11º. filme de Elvis, “Girls! Girls! Girls!”. Elvis e os
Jordanaires estão em forma e produzem um clássico absoluto. Esta canção, apesar
de merecer um primeiro lugar no top, passou cinco semanas no número 2 do top
americano (Big Girls Don‟t Cry dos
The Four Seasons foi o tema que se manteve na primeira posição). Um dos motivos
porque Elvis não cantou este tema ao vivo (assim como muitos dos seus primeiros
sucessos). O Aloha também revela bem isto uma vez que ele só canta um pouco de
'Hound Dog', um 'Blue Suede Shoes' rápido, uma boa versão atualizada de 'A Big
Hunk' O' Love', 'Love Me' e claro, o tema final, 'Can‟t Help Falling In Love'. Estes são os únicos
sucessos dos primeiros anos que ele cantou naquela noite enquanto se
concentrava em temas mais maduros e modernos."
è O tema está incluído no Cd “Elv1s
30 #1 Hits”
Sony Music
Lançado em JUN/2003
* Reportagem: Alan Hanson
*Adaptação de texto: Simone Fernandes – Blog: Elvis Presley Rei do Rock
* Fonte: Clube Oficial de Fans de Elvis –
Burning Star e Elvis History Blog
Ficou ótimo Baratta!
ResponderExcluirBeijão :)
Eu gosto quando vocês escrevem porque aí eu entro como comentarista, rs. Conheci essa música a partir do documentário Great Performances, aquele que tinha duas fitas de vídeo, aliás super documentário narrado pelo George Klein (se não me engano). Agora, tem esse documentário, eu tenho ele dublado que passou em um canal de TV a Cabo e narrado pela Priscilla. Ela diz que essa música Elvis resolveu homenagear Jackie Wilson que estava no set de filmagem. As portas estão abertas Simone. Super beijo e obrigado.
ResponderExcluirBaratta
Isso mesmo! Eu já tinha ouvido falar que era sim uma homenagem. Mas agora que você confirmou, tenho certeza rs...
ExcluirUm beijão amigo :)