domingo, 27 de outubro de 2013

Encontro com a TCB Band em São Paulo


TCB Band em São Paulo 2013.
Por volta dos anos 90 a mãe de um grande amigo compraria um vídeo cassete, na mesma época que uma tia minha compraria um vídeo cassete. E estava em qualquer esquina as vídeo locadoras. Se você, jovem, que tem por volta de 18 anos, talvez até se lembre. Video locadoras alugavam (uia) fitas de vídeos com shows, filmes, desenhos, enfim, muitos e muitos títulos. E um desses me chamaria atenção Elvis É Assim ou Elvis That´s The Way It Is. No começo pensei: será filme, documentário? Bom, isso eu comento num próximo post em breve. Mas só citei o filme porque foi lá que eu realmente conheci o que podemos chamar de TCB Sound. James Burton na guitarra, Ronnie Tutt na bateria, John Wilkinson na guitarra, Jerry Scheff no baixo e Glen Hardin no piano e Charlie Hodge no violão e harmonias. Na condução o maestro Joe Guercio. Até o começo da década de 90 eu só conhecia o som de Elvis através dos discos. Agora eu conheceria pelos vídeos. E que banda maravilhosa senhoras e senhores, capaz de mesclar entre o mais puro rock n roll em canções como “Johnny B Good”, “Patch it Up”, e baladas intensificando bem a dinâmica em canções como “Just Pretend”, “You´ve Lost That Loving Feeling” ou “Words”. O som da TCB Band é único. Nunca me esqueço que ao comprar o disco “On Stage – February, 1970” o vendedor da loja de disco me colocou o solo da “Runaway” e disse: Só o solo do James Burton nessa música já paga o disco. Nos apoios vocais Elvis trabalhava com dois quartetos: as Sweet Inspirations e o Stamps Quartet.
Para os shows do In Concert do ano de 2012 e 2013 não vieram exatamente todos os membros que acompanharam Elvis nos palcos na década de 70. No lugar do Jerry Scheff veio o Norbert Putnam, baixista que acompanhou Elvis mais nos estúdios. Charlie Hodge e John Wilkinson já são falecidos. Do Stamps estiveram por aqui Bill Baize e Eddie Hill. Das Sweet Inspirations estiveram Estelle Brown, única do grupo original,  Portia Griffin, Estelle Brown e Kelly Jones.
Como já estou ficando meio supersticioso, sempre que levo algo para autografar não consigo nem chegar perto. Enfim, pintou uma oportunidade de talvez, quem sabe conhecer a TCB Band no hotel no último domingo dia 27 de outubro. Lá fui eu munido apenas de câmera digital, RG e dinheiro pra condução. 






É meio difícil descrever a emoção de conhecer os caras da banda que eu ouço pelo menos há uns vinte anos, músicos que conviveram com Elvis. Mais difícil ainda explicar como eles são simpáticos, receptivos, Norbert e James apontaram para minha camiseta e disseram: Oh, Great! Glen Hardin, não sei como mas acho que consegui falar o que queria, meio tropeçando nas palavras, pois meu inglês é péssimo, mas disse algo como: I meet the TCB and Elvis sound on the movie “That´s The Way it Is” and Record “On Stage”. Queria perguntar muito mais coisas, mas minha limitação com o idioma me impediu, também, a meia dúzia de frases que eu conseguiria montar eu esqueci na hora.
Mas é isso aí. Representando o blog Lets Talk About Elvis, Rodolfo e eu conhecemos a TCB Band. Só faltou o Ronnie, os Stamps, mas todos são muito receptivos com os fãs. No caminho da volta comentávamos como eles conseguem lidar com isso desde os anos 70. Sim, porque se vermos as cenas finais do filme Elvis On Tour, após a famosa frase “Elvis has left the Building” a TCB Band ficava por lá no palco, autografando e conversando com os fãs. Isso é muito legal.
Em breve, nossa amiga do facebook Julianna Barros também estará por aqui comentando a aventura dela e como conheceu a banda. 
Pra fechar com chave de ouro, vocês sabem, sempre tem alguém no meio, que não foi nenhum de nós, mas alguém teve a infeliz ideia de perguntar o que eles achavam dos covers. 
Resposta: Todos os covers se parecem entre eles, mas nenhum se parece com Elvis Presley!
 
Texto Baratta McCartney

Eu trocando uma ideia com o Glen.

Nosso amigo Elvis Balbo também esteve lá e conseguiu as fotos com todos os integrantes







14 comentários:

  1. nossa meu.......... que da hora................. sem mais comentarios

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais, mano!!!

    Fico feliz por ti e também porque eu botei pilha pra tu ir lá mesmo em cima da hora, hauhauhaua.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mano. Botou pilha mesmo. Valeu mesmo mano rs.

      Excluir
  3. hahahaha... Baratta, tu é o cara.. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. aeeeeeeeee feliz dia das crianças , merece cada abraço e cada foto destes feras. PARABÉNS MESMO CARA!!!!

    INES

    ResponderExcluir
  6. Muito massa... queria fazer isso em Curitiba tbm... será que rola? rs

    ResponderExcluir
  7. Nossa Baratta, que show, que emoção!!
    Imagino como você estava emocionado e feliz.
    Caraca, nem tenho palavras. Só tenho orgulho de ter um amigo que chegou
    perto da TCB Band.
    Adorei o texto e as fotos.

    Beijão :)

    ResponderExcluir