segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Stax Studios - Elvis in Soul land



A Stax Records foi uma criação dos irmãos Jim Stewart e Estelle Axton. Nenhum parentesco com Mae Boren Axton, autora de Heartbreak Hotel. Jim começou seus experimentos com gravação por volta de 1957 e lançou seu primeiro disco em 1958. O primeiro nome da gravadora foi Satellite. O nome Stax ciria somente em 1961. Quando se fala em Stax, a primeira coisa que vem a mente é a soul music. Em 1967 após a morte do maior astro da Stax, Otis Redding e do rompimento de contrato de distribuição com a Atlantic, a Stax continuou sobre a supervisão de um novo co--proprietário, Al Bell.
Entre os artistas que gravaram na Stax estão Otis Redding,Booker T. & the M. G.´s, Sam & Dave, Albert King, Isaac Hayes, Wilson Pickett, Eddie Floyd, Roy Lee Johnson, entre muitos outros.
Hoje lá existe o Stax Museum. Tudo como exatamente era. O estúdio, a sala técnica, a mesa de som, as fitas de rolo, o estúdio propriamente dito, uma sala bem ampla, pois bem, tudo está do jeito que era.
Nosso amigo Rodolfo esteve lá e conferiu de perto. Embarque com a gente nessa viagem.









4 comentários:

  1. To falando que o cara começou animado, não sei como, mas ainda não conhecia a história desse estúdio.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ae mano, que prazer vc por aqui também, coloquei só um resumo da história, que aliás só achei em inglês.
    Abraço mano.
    Baratta

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, vc's fazem matérias excelentes a respeito de Elvis, principalmente em relação as diversas remasterizações e mixagens, é muito interessante isso, ha musicas que a voz fica mais alta a frente dos instrumentos, coisa de americano mesmo, eles inventaram isso nos anos 50 e 60 com mixagem a 70-30, na Europa se costuma até hoje em dia mixar no estúdio em 50-50, eu prefiro assim pois a voz faz parte da musica como um tempo! ate em Love me Tender uma de minhas favoritas, gosto de ouvir a voz de Elvis com o violão! Um abraço de Paulo Presley!

    ResponderExcluir
  4. Grande Paulo, que prazer sua visita e comentário mano. Pois é, as mixagens, até devido a pressa pra colocar o disco no mercado, chega uma hora que o artista e a gravadora abandonam o processo, deve ser bem no estilo (vai assim mesmo). Ainda bem que hoje nós temos hoje os relançamentos, inclusive com os outtakes. Isso vai virar postagem num outro blog meu sobre o Roberto Carlos, abraços.
    Baratta

    ResponderExcluir